Translate

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Paris 2 - La Défense: Um visual futurista em Paris


La Défense é considerado por muitos um bairro polêmico. Há os que amam e os que odeiam. Isso porque, é uma região que abriga muitos dos importantes e mais altos edifícios da área urbana de Paris. A idéia de criar um local com esse aspecto mais voltado ao comércio e com um toque futurista, começou nos anos 50, tendo como inspiração os Estados Unidos.


La Défense e seus prédios com estilos futuristas


Seu nome foi originado a partir da história do local, onde em meados do século XIX, durante o governo chamado Defesa Nacional -  que depôs Napoleão III - os soldados franceses mesmo perdendo a guerra, conseguiram resistir bravamente às tropas da Prússia. Desta forma, uma estátua de bronze em homenagem aos soldados franceses foi incorporada pelo bairro batizado de La Défense de Paris, fazendo um interessante contraste com a modernidade do bairro. Lembrando, que essa estátua já fazia parte do local antes mesmo de suas construções atuais.



Paris 06 2012 La Defense monument 3219
  Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AParis_06_2012_La_Defense_monument_3219.jpg


La Défense faz parte dos municípios de Coubervoie, Puteaux e Nanterre, a noroeste de Paris. Tem cerca de 160 hectares, que, poucas décadas antes, era repleta de moinhos.


Os primeiros imóveis foram construídos a partir de 1958, como por exemplo, o Centro das Novas Indústrias e Tecnologias - CNIT (inaugurado pelo General Charles de Gaulle) que, com seu telhado de 230 metros de comprimento, possui uma arquitetura considerada revolucionária para a época. 

Arquitetura CNIT


Em meados de 70, alguns prédios foram abandonados e sublocados devido à crise do petróleo, o que acabou diminuindo a demanda do local por empresas.

Nos anos 80, com a construção do gigante centro comercial Les Quatre Temps, a região volta a ganhar vida, sendo procurada não só por empresas, mas por moradores que começaram a migrar para o bairro. Com isso, os edifícios se tornam cada vez maiores e luxuosos, cobertos de aço e vidros podendo ser vistos a quilômetros de distância.

Muitos discordam desse lado futurista que o bairro trouxe. Outros admiram a capacidade de tantas construções se fundirem com um bairro residencial e ao mesmo tempo, ser considerado um dos projetos mais audaciosos da Europa.

Atualmente, mais de 200 mil pessoas trabalham nesse pólo e quase 20 mil pessoas residem lá. E mesmo com toda sua polêmica, o bairro recebe por ano, cerca de 9 milhões de turistas que ficam curiosos por essa mescla de modernidade e arborização.
Além disso, abriga as lojas mais populares na Europa como  H&M, Zara, Sephora, C&A, e outras mais no Les Quatre Temps.




Loja C&A em La Défense

 

O Grande Arco - La Grande Arche La Défense

 
Inaugurado em 1989 no governo Mirrand, na comemoração dos 200 anos da Revolução Francesa, o arco é uma homenagem à República Francesa que também é chamado de "Arco do Triunfo Moderno" por muitos. Possui 106 metros de altura fazendo eixo com alguns dos principais pontos históricos da cidade: o próprio Arco do Triunfo, Place de La Concorde (Praça da Concórdia), Louvre e o Arco do Triunfo do Caroussel do Louvre.





L'Araignée Rouge (A aranha vermelha) - Inaugurada em 1976, é a obra mais visível da espalnada devido às suas dimensões: 15 metros de altura e pesa 75 toneladas. Ela é feita de aço.



L'Araignée
Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AL'Araign%C3%A9e.JPG



Um vinhedo no meio da cidade - La Vigne "Clos de Chantecoq"


Por incrível que pareça, encontramos um vinhedo em plena cidade, no concreto mesmo!
Foi inaugurado em 2007 e possui esse nome por causa da colina onde se situa. Fica no lado que dá para o Arco do Triunfo. Possui muitas espécies de plantas divididas em pinot noire e chardonnay, por exemplo. Mas péssima notícia para os amantes de vinho: o vinho produzido ali não é dos mais baratos, isso porque a dificuldade de cultivo no solo é muito grande já que o mesmo possui apenas 1 metro de profundidade.



DICA: Para chegar a La Défense, a melhor alternativa é o metrô já que o final da linha 1 é bem nesse ponto. Também é possível ir de RER A, descendo na estação La Défense, porém, apesar de ser no mesmo lugar do metrô, a estação do RER é considerada uma outra zona (zona 3), enquanto o metrô é zona 2. Nesse caso há uma diferença de valores, ou seja, para não gastar mais, sugiro pegar a linha 1 do metrô, pois o bilhete serve para as zonas 1 e 2.


Se quiser conhecer um pouco mais de La Défense, visite também: Defacto - Établissiment public de gestion du quartier d'affaires de la Défense, que é a responsável pela administração do bairro.



Bom... é isso, pessoal! Espero que tenham gostado!

Até a próxima! =)




Obs: As imagens contidas no blog não possuem qualquer finalidade comercial ou lucrativa. Não possuo parcerias com as empresas, blogs mencionados e/ou qualquer ganho pessoal quando há o direcionamento do leitor para os respectivos sites (URLs). O objetivo das imagens é somente dividir com todos viajantes dicas de ferramentas e imagens que considero confiáveis e úteis, as quais são baseadas em minhas próprias experiências. Logo, o blog não se responsabiliza pela prestação dos serviços citados nos posts.


6 comentários:

  1. Obrigada, Vini! Acompanhe os próximo! =) Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito !!!!! Paris tem mesmo muito o que mostrar!!! ;D E cada lugar mais bonito que outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Fernanda! Sou supeita para falar, pois amo Paris! Realmente, é encantador! :)

      Excluir
  3. Taí um lugar que eu não conhecia e com certeza quando eu voltar à Paris (se Deus quiser...rs) visitarei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gaby! Muita gente não conhece, ou quando vai, somente passa pelo grande arco e vai embora... La Défense é um bairro misto e que vale a pena gastar uma horinha por lá! Sim, se Deus uiser você irá! E eu estou na torcida! Bjocas, querida!

      Excluir